Gobomaki TAKAKI


Gobomaki ou Tikuwa?

Para mim e para muitos orientais ou simplemente fãs da culinária japonesa, isso que vou mostrar já é feijão com arroz, para outros vai ser difícil até aceitarcomo algo muito bom.

Enfim vamos tentar.

O produto em exibição hoje é o Gobomaki da TAKAKI. Calma, eu explico.

Nada mais é que uma massa feita a base de farinha de trigo e carne de peixe, processada de modo que vire uma massa fina em forma de tubo e depois é frita.

Tem uma consistência um pouco elástica e bem firme, ao contrário do que você pode pensar, não é um pão, nem um é bolinho propriamente dito. É utilizado como ingrediente de pratos típicos para dar sabor aos alimentos cozidos com ele, frito, ou simplesmente comê-lo puro do jeito que vem.

Gobomaki - Massa de peixe recheado com gobo (bardana).

Esta mesma descriação é válida para um outro produto chamado Tikuwa, muito parecido com o  Gobomaki, porém existem algumas diferenças entre os dois:

1-No Gobomaki as iniciais “gobo”, significa bardana em japonês, ou seja, recheado com bardana, ao contrário do Tikuwa, que é sem recheio.

Para quem ainda estiver boiando, bardana é uma raíz comprida com um sabor bem peculiar e forte. Acredita-se no poder medicinal desta planta para o combate de cálculos renais, reumatismo e problemas da vesícula. Em termos nutricionais ela fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C.

Para que quiser saber mais sobre bardana, clique aqui.

Esta foto abaixo é de um Tikuwa. No  Gobomaki a cavidade serve para colocar a bardana.

Foto de um Tikuwa retirado do site: http://www.nobeoka-brand.jp/shop/hurusatoseta.html


2-O Gobomaki é frito, enquanto o Tikuwa é assado, por isso o primeiro é um pouco mais calórico como você pode ver na tabela nutricional abaixo.

Você pode até estranhar no início, mas é muito bom. Apenas não digo o mesmo do preço, que geralmente varia entre R$4,50 a R$6,00 e normalmente é encontrado em qualquer conveniência ou quitanda oriental. Vale experimentar para quem ainda não conhece!

Caso tenha interesse e não saiba como usar, vou dar uma dica, faça um NISHIMÊ, o que é isso? Acesse blog “Delícia, o playground culinário de Marisa Ono”: http://marisaono.com/delicia/?p=2685, ela explica o que é, os ingredientes necessários e uma verdade: cada família tem a sua receita, na minha é parecida com esta.

Tem dúvidas, achou curioso? Pode postar!

Saiba mais no site do fabricante: http://www.takakiconservas.com.br/produtos.htm

Deixe um comentário